O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que ajuda a entender o comportamento dos usuários que acessam o site, por meio de métricas. A análise dessas métricas, como, por exemplo, o número de visitantes, taxa de rejeição e origem de tráfego, auxilia também na estruturação de estratégias de SEO mais eficientes.
Qualquer pessoa que possui um site atualmente precisa usar essa ferramenta se pretende crescer e alavancar suas vendas. Mas, para isso, é importante entender o seu funcionamento e as suas principais métricas.
Qual a importância do Google Analytics para o SEO?
As métricas fornecidas pelo Google Analytics auxiliam no entendimento da interação do visitante com o site. Ou seja, é uma forma de medir se o usuário tem ou não uma boa experiência ao visitar a página.

A taxa de rejeição, por exemplo, é uma métrica que informa a porcentagem de usuários que entraram no site e saíram logo em seguida. Uma taxa de rejeição alta não é boa para o SEO do site, pois o Google entende que o conteúdo que está ali não é relevante por não ter conseguido prender a atenção do visitante.
Para que serve o Google Analytics?
O Google Analytics serve para monitorar o comportamento do público que acessa determinado site. Esse monitoramento é essencial para o crescimento de qualquer página na internet, pois as métricas mostram o que precisa ser melhorado e onde.

O comportamento dos usuários é exposto em forma de relatórios, que podem ser diários, semanais ou mensais. Vale lembrar que a ferramenta conta com muitas possibilidades, e pode ser configurada para obter dados ainda mais estruturados.
Quais benefícios do Google Analytics?
O principal benefício do Google Analytics para empresas sem dúvidas é entender melhor o comportamento de compra das pessoas. Afinal, ele ajuda a revelar o motivo pelo qual o usuário acessou a página mas não adquiriu o produto ou serviço. Outros benefícios também podem ser citados:
- Descobrir quais são os dispositivos mais utilizados: pode parecer irrelevante, mas saber qual dispositivo os seus clientes mais usam é essencial para a criação de conteúdo otimizado, o que melhora a experiência do usuário;
- Avaliar os melhores horários: se você pretende fazer uma ação no site da sua empresa, como oferecer descontos, é importante encontrar o melhor horário para os seus clientes. Esse quadro de horários onde há mais acessos no site é uma das métricas do Google Analytics.
Além dos benefícios citados, o Google Analytics funciona muito bem com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Search Console. Dessa forma, fica ainda mais fácil obter insights importantes para melhorar a sua performance de marketing.
Quais métricas aproveitar no Google Analytics?
O Google Analytics possui algumas métricas básicas que podem ser aproveitadas, e se você é iniciante no assunto, é importante saber o que elas significam. Conheça abaixo quatro das principais métricas oferecidas pela ferramenta:
- Visitas e visitantes: duas métricas essenciais para monitorar o crescimento de um site. “Visitas” se refere a quantas vezes o site foi acessado, e “visitantes” ao número de pessoas que acessaram o site;
- Taxa de saída: diferente da taxa de rejeição, a taxa de saída é a porcentagem de visitantes que estavam em uma determinada página e saíram logo em seguida, independente de ser a primeira página acessada por eles;
- Origens de tráfego: as origens de tráfego podem ser direto, que é quando a pessoa digita o endereço do site no navegador, busca orgânica, que são as palavras-chave pesquisadas nos mecanismos de busca que fizeram o usuário chegar até o site, links de outros sites e tráfego pago.
Com a análise dessas e de outras métricas disponíveis no Google Analytics, é possível obter informações importantes referentes ao crescimento do site e a eficiência das estratégias de SEO aplicadas para melhorar a colocação do site nos mecanismos de busca.
Utilizar o Google Analytics na estratégia de marketing da sua empresa é a melhor forma de obter insights e monitorar o desenvolvimento do site. Se você busca aprender mais sobre marketing digital, continue acompanhando o nosso site!