O Futuro do E-commerce: IA, VR e Além

Sumário

Posts relacionados

O Futuro do E-commerce: IA, VR e Além

O Futuro do E-commerce: IA, VR e Além

O futuro do E-commerce é uma preocupação comum entre os empreendedores e comerciantes do varejo online, os quais precisam de adequar às novas formas de comunicação e compra online. Basicamente, você deve aderir ao comportamento do consumidor e ao avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Realidade Virtual (VR).

Todos os dias um e-commerce é aberto e as plataformas operam para oferecer essas tecnologias, como o Chat Commerce, um atendimento personalizado, mas totalmente robotizado. Muitas outras estão por vir ou já são usadas e você verá nesse texto as tendências para o futuro do e-commerce.

Quais são as tendências para o futuro do e-commerce?

Nos próximos anos, a IA deve automatizar os serviços de atendimento, logística, vendas online e offline, bem como a entrega de mercadorias de um jeito como nunca se viu no e-commerce ou loja física. Pode parece um assunto repetido, mas a IA estará em praticamente tudo. Abaixo listamos 10 tendências para o futuro do e-commerce:

  1. Drones que entregam mercadorias (como a Amazon e iFood já fizeram)

O uso de drones entregadores faz parte de um projeto de tipo de entrega que qualquer empresa pode aderir na sua logística. Essa primeira das tendências para o futuro do e-commerce é um avanço em meio a concorrência e ainda contribui para a sustentabilidade.

  1. IA e o ChatGPT

Seguimos para mais avanços, com a tecnologia integrada a IA (Inteligência Artificial) e a personalização no atendimento via ChatGPT. Você pode criar o seu próprio chat com algoritmos avançados descobrir as preferências do consumidor e, finalmente, fidelizá-lo.

  1. Navegação Omnichannel

Mais uma tendência que deve continuar no futuro do e-commerce é integrar o contato com os clientes por meio de diferentes canais, atendendo no online e no offline, com a mesma experiência. O objetivo do omnichannel é solucionar problemas e atender solicitações do cliente de qualquer canal.

  1. Diversas opções de pagamento

Além de oferecer o pagamento por transferência PIX, algumas opções de pagamento para o futuro do e-commerce são o parcelamento do PIX, a carteira digital, o cashback, criptomoedas e um sistema de benefícios e créditos de programa de fidelidade.

  1. Realidade Virtual (VR) e experiências imersivas

A Realidade Virtual está entre os temas mais quentes para você conhecer e se preparar para o futuro do e-commerce. Com o VR o consumidor tem, simplesmente, experiências de compra únicas, onde ele verá e tocará o produto virtualmente antes de fazer o pedido.

  1. Voice Commerce

O Voice Commerce, ou voz commerce, funciona como venda na internet após o consumidor fazer pesquisas por voz (e não por digitação) no seu dispositivo. Conectado a internet, o dispositivo abre o assistente virtual que faz as melhores buscas e as mostra na tela.

  1. Sustentabilidade no E-commerce

Também está na agenda futuro do e-commerce os avanços de posicionamento de mais empresas serem sustentáveis. A sustentabilidade no e-commerce promove grandes mudanças na logística, nos gastos e uma boa imagem do negócio que diminui os impactos ambientais.

  1. Mais vendas nas redes sociais

Se você gostou da ideia de ser Omnichannel, precisa apostar de vez nas redes sociais e vender online para um público maior, com mais interesse e engajamento. Essa tendência é também chamada de Social Commerce.

  1. Internet das Coisas (IoT)

Uma das tendências do futuro do e-commerce é que as empresas se tornem cada vez mais automatizadas, logística padronizada, atendimento e pós-venda personalizados, tudo graças a mais integrações de dispositivos à Internet das Coisas. 

  1. Big Data e 5G

No futuro do e-commerce poderemos ver o Big Data e o 5G combinados para processar mais dados, com mais velocidade. Com o Big Data e o 5G no e-commerce, isso deverá ser mais forte nas áreas de indústria e saúde.

Inteligência artificial no futuro do e-commerce

Um dos benefícios da Inteligência Artificial, a IA, é o atendimento ao cliente cada vez mais personalizado, isso porque os algoritmos estão mais avançados e as empresas podem coletar mais dados sobre comportamento dos clientes. Saber o histórico de compras e preferências nas redes é parte do futuro do e-commerce.

Inteligência artificial no futuro do e-commerce
Fonte/Reprodução: original.

A IA ajuda o e-commerce a escolher melhores produtos e melhores preços e apresentá-los ao cliente, por exemplo. O uso do Voice Commerce, então, facilita o processo e deixa a compra mais rápida através dos assistentes virtuais (Alexa, Google Assistente, etc.).

Big Data no futuro do e-commerce

O uso de Big Data no futuro do e-commerce ajuda a lidar com uma rede gigantesca de informações. Estas podem ser aproveitadas para fazer Marketing Digital ao divulgar seus produtos para as pessoas certas e no momento certo, conhecer seu público e montar sua persona. Além disso, é claro, vender muito mais. 

O Big Data mostra também o ticket médio dos seus clientes. Você tem basicamente dados suficientes para calcular o quanto os clientes gastam, se você teve lucros ou não, e saber quais estratégias realizar a partir disso.

Realidade virtual no futuro do e-commerce

Você já ouviu falar da possibilidade que um consumidor tem de experimentar um produto em tempo real antes de comprá-lo num site? É sobre isso que se trata um dos avanços da Realidade Virtual (VR). A VR no futuro do e-commerce é uma estratégia de marketing que atrai mais pessoas, pois hoje gostamos mais do visual.

Realidade virtual no futuro do e-commerce
Fonte/Reprodução: original.

Trata-se do uso de dispositivos de realidade virtual que simulam um produto na frente do consumidor. Ele poderá olhar e pegar o item, numa realidade vista de todos os ângulos. São dispositivos headset de realidade virtual que o cliente usa de qualquer lugar, como numa verdadeira experiência imersiva.

Benefícios de investir em novas tecnologias para o futuro do e-commerce

Além da Internet das Coisas, as tecnologias que serão mais investidas para o futuro do e-commerce são, como vimos, a IA, a Realidade Virtual e o Big Data. Juntas, proporcionam benefícios que fidelizam os clientes, melhoram a experiência de compra e o funcionamento de um e-commerce. Os maiores benefícios de investir no futuro do e-commerce são:

  • Redução dos carrinhos abandonados;
  • Otimização da apresentação dos produtos;
  • Vitrine virtual personalizada;
  • Melhor experiência de compra e atendimento com o sistema integrado ao ChatGPT;
  • Processo de compra mais rápido.

Além destes, seu e-commerce renderá mais acessos por conta das novidades incluídas e pelas curiosidades do público sobre o futuro do e-commerce. Como resultado, pode-se esperar mais chances de adquirir novos clientes (o custo poderá compensar ao investir em tecnologias), ou seja, mais vendas.

Viu só como o futuro do e-commerce tende a ser promissor? Quais dessas tecnologias para o e-commerce você gostaria de investir? Aqui, no Jornal do Marketing, você se informa sobre as tendências de Marketing e Vendas, além de ficar atualizado e se preparar para o futuro do seu e-commerce. Leia mais dos nossos artigos agora!