O futuro do E-commerce é uma preocupação comum entre os empreendedores e comerciantes do varejo online, os quais precisam de adequar às novas formas de comunicação e compra online. Basicamente, você deve aderir ao comportamento do consumidor e ao avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Realidade Virtual (VR).
Todos os dias um e-commerce é aberto e as plataformas operam para oferecer essas tecnologias, como o Chat Commerce, um atendimento personalizado, mas totalmente robotizado. Muitas outras estão por vir ou já são usadas e você verá nesse texto as tendências para o futuro do e-commerce.
Quais são as tendências para o futuro do e-commerce?
Nos próximos anos, a IA deve automatizar os serviços de atendimento, logística, vendas online e offline, bem como a entrega de mercadorias de um jeito como nunca se viu no e-commerce ou loja física. Pode parece um assunto repetido, mas a IA estará em praticamente tudo. Abaixo listamos 10 tendências para o futuro do e-commerce:
- Drones que entregam mercadorias (como a Amazon e iFood já fizeram)
O uso de drones entregadores faz parte de um projeto de tipo de entrega que qualquer empresa pode aderir na sua logística. Essa primeira das tendências para o futuro do e-commerce é um avanço em meio a concorrência e ainda contribui para a sustentabilidade.
- IA e o ChatGPT
Seguimos para mais avanços, com a tecnologia integrada a IA (Inteligência Artificial) e a personalização no atendimento via ChatGPT. Você pode criar o seu próprio chat com algoritmos avançados descobrir as preferências do consumidor e, finalmente, fidelizá-lo.
- Navegação Omnichannel
Mais uma tendência que deve continuar no futuro do e-commerce é integrar o contato com os clientes por meio de diferentes canais, atendendo no online e no offline, com a mesma experiência. O objetivo do omnichannel é solucionar problemas e atender solicitações do cliente de qualquer canal.
- Diversas opções de pagamento
Além de oferecer o pagamento por transferência PIX, algumas opções de pagamento para o futuro do e-commerce são o parcelamento do PIX, a carteira digital, o cashback, criptomoedas e um sistema de benefícios e créditos de programa de fidelidade.
- Realidade Virtual (VR) e experiências imersivas
A Realidade Virtual está entre os temas mais quentes para você conhecer e se preparar para o futuro do e-commerce. Com o VR o consumidor tem, simplesmente, experiências de compra únicas, onde ele verá e tocará o produto virtualmente antes de fazer o pedido.
- Voice Commerce
O Voice Commerce, ou voz commerce, funciona como venda na internet após o consumidor fazer pesquisas por voz (e não por digitação) no seu dispositivo. Conectado a internet, o dispositivo abre o assistente virtual que faz as melhores buscas e as mostra na tela.
- Sustentabilidade no E-commerce
Também está na agenda futuro do e-commerce os avanços de posicionamento de mais empresas serem sustentáveis. A sustentabilidade no e-commerce promove grandes mudanças na logística, nos gastos e uma boa imagem do negócio que diminui os impactos ambientais.
- Mais vendas nas redes sociais
Se você gostou da ideia de ser Omnichannel, precisa apostar de vez nas redes sociais e vender online para um público maior, com mais interesse e engajamento. Essa tendência é também chamada de Social Commerce.
- Internet das Coisas (IoT)
Uma das tendências do futuro do e-commerce é que as empresas se tornem cada vez mais automatizadas, logística padronizada, atendimento e pós-venda personalizados, tudo graças a mais integrações de dispositivos à Internet das Coisas.
- Big Data e 5G
No futuro do e-commerce poderemos ver o Big Data e o 5G combinados para processar mais dados, com mais velocidade. Com o Big Data e o 5G no e-commerce, isso deverá ser mais forte nas áreas de indústria e saúde.
Inteligência artificial no futuro do e-commerce
Um dos benefícios da Inteligência Artificial, a IA, é o atendimento ao cliente cada vez mais personalizado, isso porque os algoritmos estão mais avançados e as empresas podem coletar mais dados sobre comportamento dos clientes. Saber o histórico de compras e preferências nas redes é parte do futuro do e-commerce.

A IA ajuda o e-commerce a escolher melhores produtos e melhores preços e apresentá-los ao cliente, por exemplo. O uso do Voice Commerce, então, facilita o processo e deixa a compra mais rápida através dos assistentes virtuais (Alexa, Google Assistente, etc.).
Big Data no futuro do e-commerce
O uso de Big Data no futuro do e-commerce ajuda a lidar com uma rede gigantesca de informações. Estas podem ser aproveitadas para fazer Marketing Digital ao divulgar seus produtos para as pessoas certas e no momento certo, conhecer seu público e montar sua persona. Além disso, é claro, vender muito mais.
O Big Data mostra também o ticket médio dos seus clientes. Você tem basicamente dados suficientes para calcular o quanto os clientes gastam, se você teve lucros ou não, e saber quais estratégias realizar a partir disso.
Realidade virtual no futuro do e-commerce
Você já ouviu falar da possibilidade que um consumidor tem de experimentar um produto em tempo real antes de comprá-lo num site? É sobre isso que se trata um dos avanços da Realidade Virtual (VR). A VR no futuro do e-commerce é uma estratégia de marketing que atrai mais pessoas, pois hoje gostamos mais do visual.

Trata-se do uso de dispositivos de realidade virtual que simulam um produto na frente do consumidor. Ele poderá olhar e pegar o item, numa realidade vista de todos os ângulos. São dispositivos headset de realidade virtual que o cliente usa de qualquer lugar, como numa verdadeira experiência imersiva.
Benefícios de investir em novas tecnologias para o futuro do e-commerce
Além da Internet das Coisas, as tecnologias que serão mais investidas para o futuro do e-commerce são, como vimos, a IA, a Realidade Virtual e o Big Data. Juntas, proporcionam benefícios que fidelizam os clientes, melhoram a experiência de compra e o funcionamento de um e-commerce. Os maiores benefícios de investir no futuro do e-commerce são:
- Redução dos carrinhos abandonados;
- Otimização da apresentação dos produtos;
- Vitrine virtual personalizada;
- Melhor experiência de compra e atendimento com o sistema integrado ao ChatGPT;
- Processo de compra mais rápido.
Além destes, seu e-commerce renderá mais acessos por conta das novidades incluídas e pelas curiosidades do público sobre o futuro do e-commerce. Como resultado, pode-se esperar mais chances de adquirir novos clientes (o custo poderá compensar ao investir em tecnologias), ou seja, mais vendas.
Viu só como o futuro do e-commerce tende a ser promissor? Quais dessas tecnologias para o e-commerce você gostaria de investir? Aqui, no Jornal do Marketing, você se informa sobre as tendências de Marketing e Vendas, além de ficar atualizado e se preparar para o futuro do seu e-commerce. Leia mais dos nossos artigos agora!