Como posso usar o marketing digital para aumentar o engajamento do cliente?

Sumário

Posts relacionados

Como posso usar o marketing digital para aumentar o engajamento do cliente?

Como posso usar o marketing digital para aumentar o engajamento do cliente?

O engajamento do cliente é essencial para o crescimento de uma marca ou empresa. Por este motivo, muitas empresas de variados portes utilizam o marketing digital a fim de alcançar seu público-alvo.

Para sanar suas dúvidas sobre o tema, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações relevantes de como você pode utilizar o marketing digital para aumentar o engajamento do cliente, além de dicas, vantagens e muito mais. Confira!

O que significa engajamento do cliente no marketing?

O engajamento do cliente diz respeito a interação frequente dos clientes nos perfis das plataformas digitais de uma empresa. Isso permite que a marca construa um relacionamento duradouro com o cliente, fazendo com que seu público-alvo se interesse em consumir seus serviços ou produtos.

No geral, existem vários motivos do engajamento do cliente ser tão relevante e um dos principais é o fortalecimento de marca, que faz com que sua empresa seja indicada pelos clientes. 

O que significa engajamento do cliente no marketing?
Fonte/Reprodução: original.

Philip Kotler diz o seguinte em seu livro intitulado Marketing 3.0: “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade”. Nesse contexto, é crucial conquistar o público e construir com eles um relacionamento respondendo seus comentários e mantendo um contato mútuo de qualidade para garantir uma base satisfatória. 

Como é medido o engajamento do cliente no marketing digital?

O engajamento do cliente é medido por meio das métricas disponibilizadas pelas respectivas mídias sociais utilizadas como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube e outras. As principais métricas que indicam o engajamento são as seguintes:

  • Comentários;
  • Taxas de cliques;
  • Compartilhamentos;
  • Tempo médio de visitas.

A análise de métricas é fundamental para o alcance de objetivos no marketing digital. Com isso, é importante também fazer uma comparação de resultados em relação aos concorrentes ao longo do tempo.

Quais as vantagens de aumentar o engajamento do cliente?

O engajamento do cliente pode resultar em uma diversidade de vantagens se o empresário ou gestor souber aplicar as estratégias de marketing de modo correto. Confira abaixo alguns detalhes sobre:

1- Aumento de vendas

O aumento do engajamento do cliente tende a expandir as vendas com o passar do tempo. Isso porque eles podem se interessar em consumir mais produtos e participar de programas de fidelidade.

2- Fidelização de clientes

Clientes engajados costumam nutrir um bom relacionamento com as empresas, pois esse público acaba se tornando fiel à marca e também mais estável, o que resulta em mais receita.

3- Retenção de clientes

Clientes que costumam engajar nas postagens da empresa são menos propícios a deixar de consumir de uma marca para começar a consumir de outra, isso se dá ao fato de eles já terem uma conexão emocional estabelecida.

Qual sua importância e quais empresas usam as melhores estratégias de engajamento?

O engajamento do cliente é de grande importância para qualquer marca ou empresa independente do porte e área de atuação, pois isso resulta em feedback valioso, além de trazer melhorias para a experiência do cliente. 

Por exemplo, uma loja física de eletrônicos tem como objetivo conquistar clientes e fidelizar os que já existem. Nesse contexto, a empresa pode investir no marketing digital publicando vídeos criativos nas redes sociais como referências a memes virais.

Qual sua importância e quais empresas usam as melhores estratégias de engajamento?
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, grandes empresas como o site e aplicativo de idiomas Duolingo utilizam estratégias de engajamento para obter mais clientes. A empresa faz publicações em vídeo para entreter e conquistar um público engajado. Outras empresas que usam as melhores estratégias de engajamento incluem:

  • Amazon;
  • Magazine Luiza;
  • Casas Bahia.

Muitas empresas estão focadas em aumentar o engajamento do cliente e por isso, estão implementando estratégias para obter um maior alcance de público, fidelizar clientes e gerar leads.

Como posso usar o marketing digital para aumentar o engajamento do cliente?

Existem estratégias das mais variadas que podem ser aplicadas para aumentar o engajamento do cliente. Algumas delas incluem a criação de conteúdo de qualidade, que é uma das estratégias mais utilizadas por empresas que possuem blog. Outras também incluem:

  • E-mail marketing;
  • Lives;
  • Programa de fidelidade.

É essencial adaptar as estratégias com base nas necessidades e características do seu negócio. Além disso, também é importante mensurar as estratégias aplicadas para identificar as que estão funcionando.

‌Quais as 5 dicas para aumentar o engajamento do cliente?

Existem diversas maneiras de aumentar o engajamento do cliente. Para te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo 5 dicas que certamente irão te ajudar a conquistar seu público engajado.

1- Localize seu público-alvo

O primeiro passo para conquistar um público engajado é identificar onde seu público-alvo se encontra. É importante lembrar que atualmente as redes sociais e plataformas possuem usuários com diferentes interesses. Por este motivo, suas estratégias podem funcionar em uma rede social e não em outra.

2- Compartilhe conteúdo relevante

O conteúdo é um dos fatores primordiais para o alcance de público. Contudo, é necessário publicar conteúdo relevante para seus clientes e possíveis clientes. Você pode criar conteúdo em formato de vídeo, texto, e-book, infográficos e outros.

3- Seja frequente nas redes sociais

A frequência nas redes sociais é fundamental para obter engajamento do cliente. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar no marketing digital, algumas delas como o Tailwind, por exemplo, permitem que seus usuários agendem suas postagens nas redes sociais.

4- Mensure os resultados

A análise de dados é fundamental para entender quais estratégias estão funcionando. Dessa maneira, será possível aplicar novas estratégias com base nos dados obtidos através da plataforma ou Google Analytics, por exemplo.

5- Aplique estratégias inovadoras

É essencial estudar novas estratégias para aplicá-las. Quanto mais estratégias, mais opções e chances a empresa tem de alcançar um bom público engajado e como consequência o aumento das vendas.

O engajamento do cliente pode desempenhar um papel essencial e é imprescindível para o crescimento de uma empresa, seja de modo online ou offline. Agora que você viu como aplicar isso no seu dia a dia, anote todas as dicas e não esqueça de mensurar as métricas.