Desenvolvendo um E-commerce Internacional: Dicas e Estratégias

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Desenvolvendo um E-commerce Internacional Dicas e Estratégias

Desenvolvendo um E-commerce Internacional: Dicas e Estratégias

Confira neste artigo do Jornal do Marketing todos os conceitos que compõem um e-commerce internacional e entenda o motivo dele ser tão promissor!

Um e-commerce internacional é um passo muito importante para qualquer negócio online em expansão. Através dele, é possível explorar as variedades de clientes em outros países e, desse modo, obter uma série de vantagens para o negócio. Como a revolução tecnológica possibilitou o contato com o mundo inteiro com maior facilidade, esse objetivo passou a ser buscado por diversos empreendimentos.

Entretanto, sabe-se da dificuldade de entender as peculiaridades de um e-commerce internacional devido à quantidade de dados para se avaliar. Logo, neste artigo vamos mostrar para você o funcionamento de um e-commerce e, juntamente a isso, oferecer diversas maneiras para aprimorar esse modelo de negócio!

O que é um e-commerce internacional?

Um e-commerce internacional se trata de um modelo de negócio capaz de possibilitar compras pela internet para diversos usuários de outras nacionalidades. Portanto, podemos entender o e-commerce como uma loja virtual que atende clientes de várias nacionalidades por meio de estratégias interessantes e estudadas.

O que é um e-commerce internacional
Fonte/Reprodução: original

Esse estilo de negócio cresceu muito principalmente após a pandemia de covid 19, já que não era possível realizar as negociações clássicas com o contato presencial. Por conta disso, os grandes feitos do desenvolvimento das tecnologias de comunicação foram aproveitados e os espaços virtuais para as vendas foram aprimorados até chegar ao ponto que conhecemos atualmente.

Vantagens de abrir um e-commerce internacional

Abrir um e-commerce internacional é uma etapa muito importante no desenvolvimento de um negócio justamente por possibilitar uma exploração bem mais ampla e rica de novos clientes. Portanto, a partir dessa proposta, surgem como principais vantagens:

  • Permitir vendas em qualquer horário;
  • Facilitar o processo de vendas;
  • Redução de custos para manter o negócio;
  • Aumento de vendas;
  • Maior poder de influência de seu negócio;
  • Monitorar os resultados mais facilmente;
  • Melhorar o poder de divulgação do negócio;
  • Maior número de parcerias.

Todos esses itens presentes na lista são características em comum com negócios de sucesso. Um destaque precisa ser feito ao maior número de parcerias, já que esse fator vai permitir tanto que seu negócio tenha contato com outros até maiores e, desse modo, desenvolver os itens anteriores da lista simultaneamente.

Importância da estratégia no e-commerce internacional

Ter estratégias para o e-commerce internacional é indispensável para conseguir conquistar mais clientes no cenário global de maneira saudável e promissora ao empreendimento. Percebe-se que uma grande dificuldade que os negócios internacionais enfrentam é a de adaptar o seu produto ou serviço às características de diferentes públicos sem, no entanto, retirar a proposta principal do que é oferecido pelo negócio.

Vamos supor que um e-commerce internacional realize vendas de chocolates e deseja expandir seus negócios para um outro país. Todas as estratégias de comunicação e jornada do cliente precisam levar em conta as características da população daquele país a fim de garantir que o produto chegue até esse pessoal da melhor maneira possível.

Para a montagem de estratégias eficientes, é preciso estar acompanhado de materiais de qualidade com informações confiáveis. Tudo isso você encontra nos artigos do jornal do marketing que são capazes de te conceituar sobre diversos temas essenciais para a montagem de práticas interessantes e, desse modo, permitir o sucesso de seu negócio!

4 estratégias para marketing em e-commerce internacional

A fim de exemplificar o que o tópico anterior trouxe, confira abaixo 4 estratégias para marketing em e-commerce internacional que são capazes de fazer o seu negócio atender diversas métricas essenciais para o aumento de sua qualidade.

Vale mencionar que a primeira estratégia envolve o conhecimento de um outro tema essencial ao marketing. Como as outras também abordam conhecimentos interessantes sobre a área, é interessante que você veja este artigo para garantir máxima compreensão do que baseiam essas estratégias.

Estude a persona do local

Entender qual é a persona do lugar e estudá-la profundamente vai garantir que seu negócio se comunique adequadamente com o cliente ideal. A partir disso, é possível vender mais para pessoas mais interessantes, o que fará o seu e-commerce crescer mais e de uma maneira melhor.

Criação de conteúdo na língua do local

Esse é um tópico muito interessante justamente por permitir que o seu e-commerce crie mais vínculo com as personas locais. A partir disso, é possível se comunicar adequadamente e criar mais satisfação entre os clientes, fator que fará muita diferença nas vendas.

Invista em parcerias internacionais

As parcerias internacionais são excelentes formas para promover o desenvolvimento do negócio justamente pela troca de experiências e divulgação. Ao estar junto com um negócio que já atua naquela região, é possível obter informações sobre quais práticas demonstram mais resultados e, em paralelo, conseguir clientes com mais facilidade.

Pesquisas de mercado

Aplicar esforços em pesquisas de mercado é uma estratégia muito interessante para que seu e-commerce consiga verificar quais são as tendências mais promissoras para o seu negócio. Os dados que são levados em conta na pesquisa são diversos como demográficos, concorrência e a cultura local.

Como abrir um e-commerce internacional? Passo a Passo

Se você conseguiu entender bem tudo até este momento, está com a preparação teórica para conhecer como abrir um e-commerce internacional promissor. Logo abaixo seguem 8 passos indispensáveis para realizar essa abertura com a precisão necessária para que seu e-commerce comece com o pé direito!

Estabeleça seu público alvo

Estabelecer o público alvo é um pré-requisito para os negócios de sucesso, já que durante um e-commerce internacional é necessário buscar quais são as pessoas interessadas em seu negócio e compreender seu funcionamento. Através disso, será possível se comunicar com elas de maneira adequada.

Defina seu nicho de mercado

Um nicho de mercado se trata de escolher uma área específica no mercado para o negócio atuar. O exemplo mais intuitivo são os negócios de moda, que dentro do mercado escolhem áreas para determinados públicos, como a venda de camisas masculinas, por exemplo. Assim como o público alvo, um nicho de mercado é essencial para organizar o que sua empresa fará.

Regularize o e-commerce

Regularizar o e-commerce internacional significa deixá-lo de acordo com normas e regulamentos impostos pela lei. Dessa forma, além de não ter problemas jurídicos, os clientes terão uma maior tendência a escolher o seu e-commerce para negociar por entenderem que a falta de problemas com a lei significa que o negócio tem qualidade.

Escolha sua plataforma

Escolher a plataforma é muito importante para garantir aos seus clientes um ambiente adequado e seguro para as negociações. Além disso, economiza bastante energia principalmente aos e-commerces que estão no começo da jornada, já que programar uma plataforma pode ser bem desafiador dado a competitividade atual.

Entre em contato com fornecedores

Os fornecedores são elementos muito importantes para o desenvolvimento de qualquer e-commerce internacional, já que são eles quem fornecem matéria-prima para a composição do produto ou serviço vendido pelo negócio. Após entrar em contato, veja se a qualidade dos fornecedores escolhidos é adequada através das avaliações de outros compradores, verificação do estado do negócio e outras métricas.

Estabeleça a logística e as opções de pagamento

Estabelecer logística e opções de pagamento é algo indispensável para o negócio conseguir construir uma boa estrutura de planejamento financeiro. Nessa etapa, os negócios precisam buscar a padronização dos meios de pagamento pelos clientes e como funcionará a página de vendas para garantir praticidade ao cliente e facilidade de consultar as informações para a empresa, já que estas serão usadas para analisar o cenário.

Cuide do atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma etapa que precisa estar clara principalmente para os profissionais que estão em contato direto com o possível comprador. É preciso garantir que as etapas de atendimento esclareçam à empresa quais são as dores daquele cliente para que ela possa analisar como o negócio pode auxiliá-lo a resolver a questão.

Vamos exemplificar com uma empresa imaginária que vende o serviço de reparar automóveis e está diante de dois clientes, um homem mais velho com seu carro antigo e um jovem com seu carro novo. Note que apesar do negócio oferecer a mesma proposta para ambos, a de trocar peças de carro, as necessidades de cada um dos clientes vai exigir uma abordagem diferente dos mecânicos.

A mesma lógica pode ser aplicada ao e-commerce internacional já que ele possui como principal característica a variedade de clientes. Isso implica tanto na necessidade do negócio tomar diversas posturas para resolução de problemas do cliente como também em manter a proposta principal do negócio bem clara durante as negociações.

Principais métricas para avaliar o e-commerce internacional

As métricas em um e-commerce internacional são indispensáveis para verificar como está a saúde daquele empreendimento e quais os pontos nos quais se deve melhorar. Dado toda essa importância, seguem as 5 métricas principais para a avaliação de seu e-commerce:

  • Tráfego;
  • Taxa de conversão;
  • Quantidade de vendas;
  • Valor médio de pedido;
  • Razão entre clientes novos e fidelizados.

Avaliar todos esses dados em um e-commerce internacional vai garantir que a empresa compreenda como está o seu cenário. A partir dessas conclusões ela pode reformular as suas estratégias com o objetivo de alcançar valores mais interessantes nesses pontos.

Principais métricas para avaliar o e-commerce internacional
Fonte/Reprodução: original

Verificar a taxa de conversão, por exemplo, diz muito a respeito de vários pontos, já que é uma área muito ampla e complexa. Alguns dos pontos mais observados são a qualidade do marketing na página de vendas e o grau de otimização das estratégias.

Obviamente existe uma quantidade muito maior de métricas, mas além de ser um número gigantesco, essas já são capazes de expressar boas informações sobre o contexto do negócio. Conforme este crescer e se desenvolver, é necessário avaliar novos pontos.

Aprendemos neste texto diversas dicas para desenvolvimento de um e-commerce internacional com qualidade e capacidade de amplo crescimento. Percebemos também como o estudo é indispensável para manter um comércio eletrônico em funcionamento. Por isso, veja mais conteúdos importantes para esse contexto através dos posts do Jornal do Marketing, que tem como foco a riqueza de informações e comunicação simples e direta!