E-commerce e sustentabilidade juntos tornou-se tendência entre as empresas com negócios online, principalmente por conta de mais práticas positivas e conscientes em favor do planeta. As lojas virtuais agora estão inclusas nesse cenário, apesar de ser algo curioso, mas hoje aprenderemos por que usar a sustentabilidade nas estratégicas de marketing digital, visto que ela pode elevar os seus negócios.
O chamado E-commerce sustentável é um modelo virtual de negócios que visa tomar atitudes que diminuem os impactos ambientais, pois mesmo com grande parte de uma empresa ser atuante no formato online, ela ainda funciona com uma estrutura física e faz atividades relacionadas a entrega de produtos, embalagens, fornecedores, uso de energia, etc.
O modelo vale para todos os tipos de empresa, bem como é totalmente acessível. Então, cabe ao empreendedor entrar com esta ação inovadora e se destacar no seu nicho de mercado. Confira mais nesse texto especial sobre e-commerce e sustentabilidade, e as dicas do Jornal do Marketing!
Por que usar a Sustentabilidade no E-commerce?
As empresas visam crescer, vender mais e aumentar a visibilidade da marca, o que é possível por meio de estratégias e ações em conjunto com toda a equipe. É um recurso para ajudar pequenas e médias empresas a se destacarem no mercado. Mas no marketing verde, e-commerce e sustentabilidade estão ligados ao consumidor também, uma vez que o centro das vendas é atender uma necessidade, resolver problemas e sanar vontades de seus clientes.
Hoje o ensino sobre sustentabilidade está em avanço e as pessoas consomem ao passo que cobram posições das marcas sobre questões ambientais. Elas estão atentas, por exemplo, desde o impacto de uma embalagem descartada ao desperdício de alimentos de algumas redes de restaurantes. O uso da sustentabilidade no e-commerce afeta, portanto, as atividades cotidianas, desde a produção da mercadoria até o seu consumo.
Essa perspectiva é boa para as empresas, pois faz com que elas tenham uma postura forte ao lado da concorrência que não pratica ações sustentáveis em seu e-commerce, podendo contribuir com as futuras gerações e ainda construir uma identidade com seus clientes. Assim, você transforma a convivência por trás da sua loja virtual juntamente com a mudança de hábitos dos consumidores, que atualmente se importam mais com o meio ambiente e um consumo consciente.
Quais as vantagens?
Ter uma loja online é mais vantajoso em relação à loja física e se um empreendedor já possui em mente o e-commerce sustentável, já entendeu o recado. Você também já entendeu que o e-commerce sustentável é uma tendência e o cuidado intensivo com o meio ambiente se tornou uma realidade mundial, bem como para os locais em que o produto chega e onde estão os seus clientes. Vale pontuarmos todas as vantagens do e-commerce e sustentabilidade nas áreas econômicas e sociais em que sua empresa atuar:
Preservação do meio ambiente
Em primeiro lugar, a vantagem do e-commerce sustentável é poder contribuir com a proteção do meio ambiente, pois este é um negócio virtual que afeta todos ao redor, o que faz da sua empresa responsável por um futuro melhor ao lado de quem apoia a marca e de quem precisa aprender com isso.
Esse tipo de despertar tem uma mensagem muito importante por trás, a de que o e-commerce e sustentabilidade são capazes de reduzir os impactos nos ambientes naturais. Ocorre que a empresa passa a priorizar embalagens recicláveis, usa a energia de forma consciente, faz atividades que não poluem o meio ambiente, etc.
Melhora a imagem da empresa
Ser mais verde com o e-commerce é um posicionamento importante, o qual melhora a imagem da empresa e mostra o lado humano e consciente do negócio. E também é bom pelo fato de que é feito com mais colaboradores, seja do setor empresarial, governo, instituições e os clientes com o mesmo objetivo.
Isso nos lembra que se trata de um assunto que envolve decisões importantes e ações imediatas por pessoas em cargos importantes, então a participação e união do e-commerce e sustentabilidade é um avanço para sua loja virtual. Isso certamente aumentará a reputação de uma empresa que não obteve muitos investidores e nem consumidores.
Redução de custos gerais e com devolução
Com o e-commerce e sustentabilidade juntos, você tem uma estratégia poderosa nas mãos que não lhe custará altos investimentos, mas sim uma forma econômica de alcançar o sucesso. Ao resolver ter práticas sustentáveis você deixa de ter gastos que eram corriqueiros na empresa e isso afeta positivamente as contas no final do mês.
Além disso, direciona a comunicação com os clientes para que eles entendam que o produto é de alta qualidade, contribui com a natureza e é o que eles estavam precisando para atender uma necessidade. Ações assim evitam as chances de devolução de produtos, por exemplo, e os consequentes gastos.
Aumento das vendas
Por outro lado, aplicar e-commerce e sustentabilidade em sua empresa atrai mais clientes, com a preferência por fazer negócios com quem tem esse perfil e preocupação. Muitas vendas acontecem quando uma campanha de marketing bem planejada foca em temas do meio ambiente.
É possível, inclusive, acionar estratégias de anúncios personalizados ou padronizados para acelerar a jornada de compra de um usuário ao incentivá-lo a participar da campanha também, promovendo uma marca que apoia práticas sustentáveis e pensa nas futuras gerações. Isso pode conquistar clientes novos após descobrirem e se identificarem a empresa e sua responsabilidade sustentável.
Como aplicar a Sustentabilidade no E-commerce da minha empresa?
Para aplicar a ideia, comece por pensar no básico de uma empresa que se preocupa com o ambiente e quer ter novos hábitos de consumo interno como, por exemplo, os gastos com energia, se há lâmpadas que ficam ligadas sem necessidade, o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos, como utiliza papel, e outros nesse sentido.
E você sabia que o e-commerce e sustentabilidade também se aplica ao ambiente de trabalho? Com esse início, você trabalha de forma diferenciada, em um ambiente social que também existe por trás de um negócio online, que agora se torna um ambiente de trabalho mais saudável.
7 dicas de como implementar a Sustentabilidade no E-commerce
Para transformar a sua loja virtual em um e-commerce sustentável, você deve reavaliar todo o desenvolvimento do negócio e ver quais etapas precisam ser melhor controladas para não impactar o meio ambiente. Mas para o seu projeto de e-commerce e sustentabilidade, o Jornal do Marketing separou estas 7 dicas de como implementá-lo:
- Otimizar os processos onde há atividades repetitivas e demoradas pelos funcionários, ou aquelas que não são necessárias, ou podem ser substituídas, como a emissão de nota fiscal e impressão dela, quando hoje dispomos de plataformas digitais para isso;
- Controlar o uso de documentação impressa e apostar no armazenamento em nuvem. Você terá mais gastos ao ter que comprar resmas de papel, mas evitar essa prática ajuda a preservar o ambiente e organizar o local de trabalho;
- Planeje o transporte e a entrega do seu e-commerce, com rotas melhores e horários com trânsito livre, evitando assim a poluição;
- Fornecer embalagens ecologicamente corretas, de papel ou de materiais que possam ser reutilizados pelo consumidor final, pensar no tamanho ideal dela para não pesar na hora do descarte;
- Faça parcerias com outras empresas e fornecedores com selo de sustentabilidade. Fazer negócios com quem também preza por práticas sustentáveis traz ótimos resultados;
- Faça treinamentos, estudos, planejamentos, brainstorms e diálogos sobre como e-commerce e sustentabilidade unidos podem mudar a vida do cliente e dos envolvidos no projeto;
- Implemente estratégias de marketing verde que não apenas vendam um produto de uma empresa ecologicamente responsável, mas que conscientize a sociedade sobre esse tópico urgente.
Por fim, pensamos em como é importante comunicar os seus clientes sobre a missão de e-commerce e sustentabilidade. Se essa nova etapa significa muito para você e os envolvidos, nada como compartilhar a ideia e o que estão fazendo, não é mesmo?
A mudança de uma loja virtual para e-commerce sustentável, ou a criação de um negócio online com práticas ecológicas desde seu início, são passos para o futuro das vendas e dos bons exemplos que sua empresa irá deixar.
Com essas dicas de e-commerce e sustentabilidade esperamos que sua empresa alcance resultados incríveis nas áreas econômica, social e no que se refere ao meio ambiente. Apoie essa ideia e volte ao texto sempre que achar necessário. Aproveite a oportunidade de conhecer mais conteúdos de estratégias e marketing digital ao acompanhar o Jornal do Marketing.