Conteúdo viral: como usar o marketing para criar um?

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Conteúdo viral: como usar o marketing para criar um?

Conteúdo viral: como usar o marketing para criar um?

É muito provável que, navegando pela internet, você já tenha se deparado com um conteúdo viral, pois eles se espalham com muita facilidade e, momentaneamente, todo mundo só fala sobre ele.

Para as empresas que desejam ter mais visibilidade nas redes e alavancar os resultados, apostar nessa rica estratégia de marketing digital, pode ser uma boa opção. Pois, ela possibilita que a empresa se aproxime dos clientes e tenha retorno de outras vantagens positivas.

O bom conteúdo viral começa com o entendimento desse termo, por isso, neste artigo, você encontrará dicas e orientações poderosas para elaborar esse tipo de conteúdo passo a passo. Confira como o marketing pode auxiliar nessa criação, proporcionando um bom retorno.

O que é um conteúdo viral?

Como o nome mesmo sugere, esse tipo de conteúdo é aquele que rapidamente se espalha, gerando muito engajamento orgânico para a conta que o criou. Um conteúdo que viraliza possui, em pouco tempo de compartilhamento, altas visualizações, comentários e curtidas.

O que é um conteúdo viral?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, o número de seguidores também pode aumentar, uma vez que, por conta da popularização desse conteúdo, as pessoas desejam saber quem é o responsável por ele.

O ponto de destaque de um conteúdo viral, é que todas as ações realizadas são de maneira orgânica, dessa forma as empresas economizam com publicidades e estratégias pagas, garantindo um crescimento com números reais.

Como funciona o Marketing para conteúdo viral?

Para que se tenha o resultado desejado, é necessário que o conteúdo viral seja devidamente estruturado. Isso assegura que cada parte dessa construção adotará a estratégia correta para fazer o material bombar nas redes assim que for publicado.

A empresa que deseja apostar nessa estratégia de marketing, precisa ter em mente que o conteúdo precisa a seguinte estruturação:

  • Formato: a primeira etapa, decide a identidade da estratégia a partir do formato equivalente ao DNA da marca. Isso significa que o conteúdo pode ser em video, blog post ou imagens;
  • Local de publicação: é preciso escolher onde esse material será publicado. É importante ressaltar que o público precisa ter facilidade para interagir com o conteúdo, justamente para ele viralizar;
  • Manutenção: após a publicação, é necessário que o conteúdo seja monitorado, para saber se o resultado desejado foi alcançado. Nessa fase, avalie todos os pontos, positivos e negativos da ação, fazendo ajustes para dobrar os resultados na próxima vez.

Seguindo a construção desse conteúdo, a partir desse passo a passo bem estruturado, as chances de se obter melhores resultados com as postagens aumentam, assim como as visualizações e audiência da empresa nas redes.

Como usar o marketing para criar um Conteúdo viral?

Ter um bom entendimento sobre marketing pode ajudar e é de grande importância para quem desejar investir no conteúdo viral.

Pois, grande parte da base do marketing digital, pode servir para estruturar a criação desse conteúdo com maiores chances de viralização e bons resultados. Algumas ações de marketing utilizadas para potencializar a empresa podem ser usadas, entre elas:

  • Definição do público alvo: se o objetivo é viralizar nas redes, é importante ter uma identificação entre o público e o conteúdo publicado. Por isso, determinar o público ao qual esse conteúdo viral será destinado é essencial;
  • Criatividade: os envolvidos na elaboração desse conteúdo devem colocar sua criatividade para jogo, vale se inspirar em campanhas de grande sucesso, fazer paródias inteligentes, o objetivo é conquistar o seguidor;
  • Use CTA: as conhecidas “Chamadas de Ação” são fundamentais para estimular o compartilhamento e interesse do público pelo conteúdo viral. Utilize de gatilhos mentais e estimule a interação nesse conteúdo para que se espalhe mais rapidamente.

Alinhando as já conhecidas estratégias de marketing com o passo a passo de criação desse conteúdo, o material elaborado terá mais chances de se espalhar rapidamente na internet, gerando engajamento orgânico e aumento dos resultados.

Por que o bom uso do marketing é importante para ter um conteúdo viral?

As estratégias de marketing sempre foram excelentes para alavancar resultados e potencializar a presença na web de maneira assertiva. Com tantos benefícios, fazer um bom uso do marketing para viralizar um conteúdo e de maneira certa é tudo o que uma empresa precisa para conseguir aquilo que deseja.

É preciso ressaltar, que na fase de elaboração da campanha, é necessário considerar o que se espera, o público alvo, meios de divulgação e formato que será adotado. A observação desses fatores fará o resultado ser satisfatório e compatível com o que o público deseja.

Por que o bom uso do marketing é importante para ter um conteúdo viral?
Fonte/Reprodução: original.

Um bom exemplo de conteúdo viral recente, foi o vídeo do cantor Léo Santana ensinando a coreografia de sua música “Zona de perigo” logo no início deste ano. O engajamento foi tanto, que o som foi utilizado em diversas paródias e se consagrou como a música do Carnaval 2023.

Usar o marketing e suas técnicas a favor da produção de um conteúdo viral é a melhor escolha para criar algo relevante e assertivo, a fim de conseguir alcance e um bom engajamento.

Dicas de marketing para conteúdo viral

Além das estratégias, algumas dicas podem ajudar as empresas na hora de criar um conteúdo viral. Confira o que se pode fazer para agregar as técnicas e estratégias de marketing, elementos essenciais que auxiliam na criação do material a ser publicado.

Aposte na qualidade do conteúdo

A produção de conteúdo deve ser feita com qualidade de execução, por isso aposte em uma boa qualidade de imagem e áudio, no caso de vídeos curtos. No caso de fotos, é imprescindível que a mesma esteja bem editada, para chamar a atenção do público, fazendo com que a interação seja imediata, assim como as demais ações.

Invista no Instagram e no Tik Tok

Os conteúdos criados nessas redes sociais tendem a ter mais alcance, viralizando muito mais rápido. 

O Instagram é uma rede social onde os formatos podem variar, entre carrosséis com artes elaboradas, fotos e os vídeos em formato de reels. Geralmente, o reels é o mais escolhido, pois a plataforma entrega muito mais.

Já no Tik Tok, também conhecido como “rede vizinha”, os conteúdos são compartilhados exclusivamente em vídeos curtos, por isso, viralizam muito mais rapidamente.

Para ter resultados mais assertivos com cada rede social, é indicado que a empresa faça um estudo de cada plataforma, considerando seu nicho de atuação, as novidades e necessidades de seu público alvo e em qual rede esse público está concentrado. 

Além disso, existem as trends do momento, como os áudios virais, que se combinarem com o estilo da empresa podem ser usados para potencializar o engajamento.

Crie a um conteúdo relevante

O conteúdo criado precisa entregar algo para o público alvo, não basta apenas viralizar e conseguir um alto engajamento, é preciso que esse material produzido entregue algo que seja agregado na vida do seguidor.

Por isso, pesquisar as necessidades do público e solucionar essa problemática com algo simples, descomplicado e prático pode ser uma boa ideia para viralizar.

Capture a atenção do usuário

Para conseguir esse efeito, a dica é apostar nos elementos emocionais, entre eles a surpresa, o humor, a indignação ou a inspiração. Dessa forma, o usuário se sentirá interessado em acompanhar o conteúdo até o final. Não esqueça da chamada de ação, para estimular o usuário a enviar, comentar e curtir o material, aumentando o engajamento.

Opte por temas que estão em alta

Quais são os assuntos em alta dentro do nicho de atuação da empresa? Estar atento a esse detalhe pode garantir que o tema escolhido ajude o conteúdo a viralizar ainda mais rápido.

Conteúdos em formato tutorial, ou de resposta ao que a audiência da empresa ainda não entendeu por completo, podem ser uma forma interessante para se espalhar rapidamente.

Tenha uma equipe preparada para atender a esta demanda

A equipe de atendimento deve estar preparada para atender à resposta que o público dará a este material, seja por comentário, compartilhamento e até mesmo gestão de crise.

É essencial que todos os membros da equipe estejam aptos a responder às demandas positivas e negativas que essa ação pode gerar, mantendo o claro preparo e competência da empresa para lidar com situações atípicas. Treinamentos e reciclagem com os envolvidos são uma maneira de deixar tudo em ordem para qualquer situação.

Conteúdos virais podem oferecer à empresa a visibilidade e maior interesse de sua audiência, potencializando resultados e presença na web. Por isso, investir em estratégias de marketing é fundamental para o objetivo ser alcançado.