Criar consciência de marca é fundamental para qualquer empresa independente do porte. Isso porque, é muito mais fácil encontrar o público-alvo online, além de aumentar as vendas e se tornar autoridade no mercado.
Utilizar o marketing digital visando a consciência de marca, é um trabalho que envolve consistência e saber utilizar as estratégias corretamente. Para te ajudar, o Jornal do Marketing reuniu neste conteúdo as melhores dicas para fortalecer sua marca da melhor maneira.
Qual o objetivo da conscientização da marca?
O principal objetivo da consciência de marca é aumentar a proximidade dos clientes com uma marca em específico. Nesse contexto, essa medida possibilita que a marca seja lembrada pelos consumidores no momento da decisão de compra.
Criar consciência de marca é imprescindível para o sucesso de uma empresa, tendo em vista que esse fator age diretamente no comportamento dos consumidores, gerando fidelidade à marca e consequentemente aumentando as vendas de modo significativo.
Quais são os 5 níveis de consciência?
Os 5 níveis de consciência se referem ao entendimento e conhecimento que um consumidor relaciona a um serviço ou produto. Por este motivo, as empresas devem focar em entender esses níveis para construir um relacionamento duradouro com seus clientes. Esses níveis incluem:
1- Totalmente inconsciente
Nesse nível, o indivíduo não sabe que tem um problema e uma solução para isso. Ele também não entende como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Nesse sentido, é importante entender como as pessoas podem encontrar sua marca e auxiliá-la no reconhecimento do problema.
2- Problema detectado
No segundo nível, o consumidor já reconhece que possui um problema. Porém, ele ainda não conhece a sua marca ou como esse problema pode ser solucionado. Então, é importante que de alguma forma, o indivíduo entenda que a sua marca é a solução dos seus problemas.
3- Consciente da solução
No terceiro nível, o consumidor já sabe que seu problema tem uma solução. No entanto, ele ainda não sabe qual é a melhor opção. Então, é importante que ele tenha detalhes sobre seu produto ou serviço para determinar a melhor alternativa.
4- Conhecimento do produto
Aqui o cliente em potencial já conhece a marca, entende os benefícios que obterá com os produtos ou serviços, mas provavelmente ainda está em dúvida entre o que está oferecendo e o que o concorrente tem a oferecer.
Imagine uma marca que oferece shampoo em barra e um consumidor que busca por produtos compactos e de boa qualidade para levar onde for. Assim, ele precisa ter uma compreensão maior sobre o produto e por que ele seria a melhor alternativa que os shampoos convencionais.
5- Mais consciente
O último nível, que é o mais consciente, é o consumidor que já é um cliente ou que já está convencido e comprará seu produto. Esses podem se tornar clientes fiéis e até mesmo promover seu produto.
Érico Rocha, conhecido como um dos maiores especialistas em marketing digital afirma que as pessoas não querem o produto em específico, elas estão em busca dos benefícios que ele trará para ela. Assim, como marca, sua tarefa é apresentar seu produto ou serviço de modo que os consumidores entendam que ele pode ser ou é a principal solução para seus problemas atuais.
Como posso usar o marketing digital para criar consciência de marca?
O marketing digital oferece uma variedade de estratégias que podem ser implementadas para gerar consciência de marca. Confira abaixo algumas estratégias que podem levar uma marca ao sucesso no marketing digital:
1- Publicidade online
A publicidade online é utilizada por empresas de diversos portes e existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para isso. Ela consiste no pagamento de anúncios para que a empresa, serviço ou produto seja divulgado na internet. Algumas dessas ferramentas incluem as seguintes:
- Google Ads;
- Pinterest Ads;
- Facebook Ads.
A melhor parte em utilizar essa modalidade de divulgação, é que essa é a maneira mais fácil de atingir o público-alvo para gerar leads, aumentar vendas, criar consciência de marca ou alcançar qualquer outro objetivo.
2- Presença nas redes sociais
A presença nas redes sociais é fundamental para criar uma consciência de marca. No entanto, é importante entender em quais das diversas plataformas digitais seu público-alvo se concentra. Facebook, Pinterest, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais possuem públicos diferentes, então é muito importante analisar cada uma delas para saber qual vale a pena investir.
Marcas de grande, médio e pequeno porte estão presentes nas plataformas digitais em busca do seu público-alvo. Amazon, Magazine Luiza, Sephora, Shein e outras, são empresas bastantes conhecidas e possuem um público diversificado.
3- SEO
O SEO é um conjunto de estratégias, cujo objetivo é otimizar a visibilidade dos sites nos mecanismos de busca como Bing e Google, por exemplo. Isso significa que aplicando as palavras-chave rentáveis no título, descrição e tags, além de otimizar todo o corpo do texto, é uma maneira de ranquear a postagem nas primeiras páginas do Google.
4- E-mail marketing
O e-mail marketing é a estratégia que consiste no envio de e-mails personalizados para os clientes ou lista de e-mail. Esse tipo de estratégia pode ser voltada para objetivos como aumento de vendas, fidelizar clientes, aumentar receita de sites e outros.
5- Conteúdo relevante
O conteúdo relevante é um dos fatores mais relevantes para criar consciência de marca. Criar um bom conteúdo possibilita que a marca se aproxime mais dos clientes se tornando autoridade na área em que atua.
Ao utilizar o marketing digital, é importante entender como as plataformas digitais funcionam e como aplicar as estratégias de modo eficaz e satisfatório. Não se esqueça de continuar acompanhando o Jornal do Marketing para entender mais sobre como utilizar as mídias digitais para alcançar seu público-alvo.