O Pinpoint é a ferramenta mais adequada para você que deseja ter amplo repertório de documentos para explorar, assim como também armazenar os seus próprios. Na atual era dos dados, observa-se como a exigência por um recurso desses é cada vez maior – seja para negócios ou para usuários em seu dia a dia.
Ao considerar as demandas por informações de qualidade na atualidade, diversas empresas passaram a buscar por uma ferramenta dessas para embasar seus conhecimentos. Não é à toa que cada vez mais atualizações surgem e usuários publicam novos conteúdos.
A partir de toda essa importância, cabe conhecer todas as funcionalidades dessa ferramenta do Google e como utilizá-la adequadamente. Através disso, você não só terá um local no qual se possa buscar diferentes informações como também saberá como poderá compartilhar arquivos com os usuários autorizados!
O que é o Google Pinpoint?
O Pinpoint é a ferramenta do Google responsável por armazenar e permitir a exploração de diversas coleções de documentos. Devido a isso, o recurso auxilia o trabalho de muitos acadêmicos, jornalistas e outros profissionais interessados em coleções de informações.
Muitos comparam a ferramenta com uma espécie de biblioteca virtual, devido a sua característica de guardar vários documentos diversos de diferentes assuntos. Os diferentes formatos suportados através de mecanismos como compilamento de documentos na forma de texto, uso de inteligência artificial, e várias outras foram responsáveis por popularizar muito a ferramenta.
Portanto, além de permitir que você pesquise, o Pinpoint também possibilita o usuário a compartilhar as próprias coleções de documentos dele. Dessa forma, outras pessoas podem conhecer aqueles materiais e tirarem proveitos para diferentes áreas.
Funcionalidades do Pinpoint
As funcionalidades do Pinpoint variam bastante para facilitar o compartilhamento de vários documentos. Por conta disso, é possível realizar uploads e diversas outras atividades que estão detalhadas logo abaixo, para você compreender da melhor forma possível todas as possibilidades da ferramenta!
Pesquisas de documentos
A pesquisa de documentos é o principal destaque do Pinpoint, já que cada uma das coleções podem conter até 200 mil arquivos. Vale comentar que elas podem estar em diferentes formatos como textos, áudios ou imagens, por exemplo.
O extenso banco de dados oferecido pela ferramenta proporciona bastante variedade de buscas para o usuário realizar. A partir disso, ele poderá tornar as suas conclusões muito mais precisas e, devido a esse amplo repertório, a ferramenta certamente se torna fonte principal para a busca de diversas informações.
Por meio de toda essa pesquisa você pode, por exemplo, fortalecer sua bagagem de conhecimentos a respeito de marketing com materiais de pessoas já atuantes da área. Basta formar sua base de conhecimentos com os conteúdos do Jornal do Marketing e depois explorar o que o Pinpoint possui para te auxiliar no aprofundamento na área!
Transcrição de áudio
Além de permitir o envio de arquivos de áudio com até 2 horas de duração, a ferramenta possibilita que eles sejam transcritos para arquivos que possam ser pesquisados. Essa funcionalidade do Pinpoint consegue atender até 8 idiomas, portanto verifique na aba da ferramenta para ver se o seu está presente!
O recurso de transcrever um áudio é muito interessante por colocar seu arquivo em um formato de texto, possibilitando assim a sua leitura por diversas pessoas. Além de facilitar bastante a compreensão do conteúdo, a transcrição auxilia muito o acesso de seu material para usuários de outros países, colaborando assim para a propagação da informação.
Logo, se você compartilhar determinado arquivo em áudio que é alvo de muita procura pelas pessoas, com o recurso de transcrição de áudio há a possibilidade de uma quantidade bem maior de usuários interagirem com o conteúdo.
Pesquisas avançadas
Realizar pesquisas avançadas com o Pinpoint é uma funcionalidade bastante interessante pelo fato da ferramenta ter suporte para o usuário buscar correspondências exatas, parciais ou stemização durante a pesquisa. Desse modo, a procura fica extremamente precisa e é possível chegar ao documento correto com mais facilidade.
Um destaque precisa ser feito para o reconhecimento óptico de caracteres (OCR), funcionalidade esta que atribui textos a imagens presentes em arquivos. Logo, é possível buscar por palavras escritas à mão ou digitadas na imagem observada.
Compartilhamento privado
O compartilhamento privado acontece justamente pelo fato do usuário precisar escolher outra conta do Google caso deseje que sua coleção seja compartilhada. Assim, evita-se que qualquer pessoa possa conferir os documentos armazenados em sua pasta e mantenha-se com privacidade.
Também cabe comentar que a proteção do Pinpoint é baseada nas tecnologias utilizadas pelo Google para a segurança e privacidade dos usuários. Com isso em mente, percebe-se como a ferramenta garante bastante confiança quando se trata de proteger os dados ali presentes.
Exploração de coleções públicas
Por fim, a ferramenta abre possibilidade para exploração de coleções repleta de documentos em diferentes formatos. É preciso, somente, da conta do Google e acessar a página “explorar” para iniciar as buscas pelos temas desejados. Como o uso da ferramenta é a parte crucial, cabe compreendê-la com atenção para melhor proveito!
Como usar o Pinpoint?
Caso se deseje somente buscar por coleções, basta o usuário somente ter uma conta no Google e pesquisar pela ferramenta na web. Após chegar na página oficial do Pinpoint, basta clicar em começar conforme escrito na imagem abaixo:
Depois disso, a pessoa será redirecionada para uma aba na qual existirão dois botões, um escrito “meu espaço de trabalho” e outro “explorar” na parte superior esquerda da tela. Para uma representação visual de como eles estarão dispostos, observe a imagem:
Após escolher a opção de explorar, o usuário estará diante da barra de pesquisa e logo abaixo estará a aba de filtros para escolher as organizações junto de algumas coleções já recomendadas pela ferramenta:
Tudo que será necessário agora é realizar a aplicação dos filtros desejados para encontrar as coleções mais adequadas para sua necessidade. Como é uma ferramenta amplamente utilizada, sempre existem atualizações e novos conteúdos sendo publicados pelos usuários, o que exige certa constância dos pesquisadores para se manterem atualizados.
Como criar coleções no Pinpoint?
Quando a pessoa deseja criar uma pasta com documentos, o primeiro passo é fazer a conta no Journalist Studio. Para realizar isso, voltaremos a tela que somos direcionados após clicar em “começar” e vamos selecionar a opção de adicionar a pasta particular:
Após isso, é preciso clicar em solicitar acesso total para sermos direcionados a uma página na qual alguns dados serão solicitados para preenchimento do cadastro. A autorização, na maioria dos casos, será enviada de forma imediata após a pessoa responder todas as perguntas, mas existem alguns casos nos quais ocorre demora ou a equipe do serviço entra em contato para maiores detalhes. Confira algumas das perguntas realizadas nesta etapa:
No total, são 7 perguntas que devem ser respondidas atenciosamente para evitar erros no cadastro. Após isso, basta clicar em enviar e o acesso será concebido, disponibilizando assim a criação de pastas. Após nomear a sua pasta, você poderá escolher se deseja enviar os arquivos do seu Drive ou do próprio computador e esperar até que o upload seja feito.
Através das funcionalidades apresentadas do Pinpoint, foi possível perceber como essa ferramenta é vantajosa para qualquer pessoa que deseja buscar por fontes de conhecimento. Com a diversidade de formatos e capacidade de facilitar as pesquisas, é possível tirar bastante proveito do bom uso dela.
Somar toda a capacidade da ferramenta junto com a bagagem que os artigos do Jornal do Marketing oferecem permitem que o usuário tenha um grande avanço no entendimento do mercado. Não perca essa oportunidade de crescimento e continue a leitura de outros conteúdos interessantes no nosso site!