O que foi a atualização Penguin?

Sumário

Posts relacionados

O que foi a atualização Penguin?

A atualização Penguin veio com uma nova forma de tratar o SEO de sites e é uma das mais importantes mudanças no algoritmo do Google que devemos conhecer. Tanto que ela promoveu o abandono de práticas relacionadas a criação de conteúdos e as técnicas de SEO.

Se você já conferiu as atualizações anteriores do maior buscador do mundo, como Panda e Hummingbird, ou está começando agora a atualizar seu site, deve saber o que fazer para ter sucesso nas suas publicações e melhorar seu tráfego orgânico. Confira!

O que foi a atualização Penguin para o Google?

A atualização Penguin foi uma série de lançamentos de 2012 a 2016 pela plataforma sobre o algoritmo de spam e criação de links. Para o algoritmo do Google, principal recurso para selecionar seu conteúdo nas pesquisas, isso significa um avanço na forma de filtrar páginas relevantes.

O que foi a atualizacao Penguin para o Google O que foi a atualização Penguin?
Fonte/Reprodução: Original

Na época, o termo mais falado era “spam de web” para se referir ao Penguin 4.0 – sua atualização mais recente -, mas não há uma história oficial para a origem do nome. Enquanto isso, o que é importante aprendermos com essa atualização é que desde então os sites com baixa qualidade e que costumam usar links em excesso não aparecem mais nas primeiras posições. Porém, há mais mudanças para explorarmos. 

Quais foram suas principais mudanças?

O update “movimentou” os resultados de busca, afetando diversos sites que praticavam más estratégias para vencer a concorrência tais como a repetição exagerada de palavras-chave, que chamamos de keyword stuffing. Mas, além desse, as principais mudanças na atualização Penguin 4.0 foram:

  • Os sites passaram a sentir resultados positivos e negativos em real-time;
  • Punição de sites com links de SPAM;
  • Penguin passa a ser algoritmo de verdade;
  • Uma ou poucas páginas de um site podem ser rebaixadas.

Pelas novas mudanças, ficou bem mais complexo para as empresas e blogs escolherem melhor seus links e estratégias de link building. Agora, Penguin é novo algoritmo do Google e não mais um teste de filtro.

Por que a atualização Penguin foi necessária?

Desde o algoritmo do Panda, o Google opera com foco em priorizar sites com conteúdos de qualidade para seus públicos. Com a atualização Penguin não foi diferente. Então, tivemos esta como uma continuação dessa melhoria. 

Por que a atualizacao Penguin foi necessaria O que foi a atualização Penguin?
Fonte/Reprodução: Original

Assim, dizemos que ela foi necessária para controlar a prática de manipulação para conseguir aparecer nas pesquisas. Faziam isso (e alguns sites ainda fazem) ao criar links usando táticas de SEO não recomendadas, ou seja, Black Hat.

Quais impactos a atualização Penguin trouxe?

A atualização Penguin de 2016 passou a ser em tempo real, o que significa maior agilidade para o algoritmo do Google se atualizar e mudar seu ranqueamento ao passo que os sites sintam esses impactos conforme suas ações mais rapidamente. Já sobre a punição de sites com SPAM, o que ocorreu foi uma desvalorização de links nesse teor.

Ainda é possível que apenas uma página tenha sido desconsiderada, o que dá chance para o administrador se atualizar e não ter todo o site impactado. Além disso, os impactos podem ser solucionados em menos tempo, mesmo que sentidos em tempo real, e assim ter o site ou página recuperada mais rápido já que você não precisa esperar uma nova atualização.


Como conseguir bons resultados com a atualização Penguin?

Falamos como a atualização Penguin de 2016 diminui o tempo para coletar as informações dos sites e ranquear os conteúdos de qualidade, pois antes as empresas tinham que esperar a agenda do Google e novas atualizações para conseguir bons resultados.

Mas para que seu site tenha a capacidade de se atualizar, é importante ter a equipe de SEO ou analista preparados, realizando testes e ajustes. Um bom jeito de fazer isso é remover os links suspeitos e ver os melhores resultados em pouco tempo bem como evitar o uso de links tóxicos e jamais transmitir SPAM.

Seu site está de acordo com a atualização Penguin e o algoritmo do Google? Se você deseja estar atualizado com as mudanças, acompanhe o Jornal do Marketing. Te explicamos outras atualizações do Google e técnicas de SEO confiáveis – basta conferir nossos conteúdos!