A atualização Hummingbird representou um dos avanços no algoritmo do Google para melhor atender usuários na internet todos os dias. Assim como nas atualizações anteriores, esta trouxe as mudanças mais importantes para o SEO e de como o buscador ranqueia conteúdos.
Mas a principal delas aprofundou a forma de entender o que as pessoas querem dizer em suas pesquisas com recursos de Inteligência Artificial, que hoje são indispensáveis num site ou e-commerce de sucesso. Agora é a hora de se inteirar sobre quais foram essas mudanças, confira!
O que foi a atualização Hummingbird
Hummingbird foi a atualização do algoritmo do Google de 2013, com otimizações para deixar as pesquisas mais humanizadas, conforme os mecanismos de busca iam sendo usados e assim a experiência do usuário seria mais completa.
Se você acompanhou as anteriores como a Penguin e a Panda, ou está conhecendo agora, pode saber o que foi Hummingbird e como ela afetou positivamente os sites. Afinal, recebemos tais atualizações do Google conforme consumidores e usuários da plataforma se comportam.
Pontos que mudaram com a atualização Hummingbird
O que o Google mudou após a atualização Hummingbird foi principalmente na questão de como a plataforma interpreta as palavras-chave e preferências, pois assim como os usuários buscavam por seus interesses de forma específica, quanto mais contexto e respostas diretas eles teriam. Veja os pontos que tiveram impacto positivo pela atualização Hummingbird:
Palavras-chave
O uso de keywords (palavras-chave) se tornou mais amplo para o algoritmo do Google, que passou a considerar o contexto de cada termo, inclusive seus sinônimos. Como resultado, tivemos melhores respostas e indicações de páginas relacionadas ao desejo dos usuários.
Pesquisas mais humanizadas
Desde 2013, com a atualização Hummingbird, os mecanismos de busca identificam palavras-chave em contexto, sinônimos e tudo o que se aproxima de uma conversa real entre o ser humano e seu assistente virtual, tal como a introdução das pesquisas por voz, que facilita a comunicação e recebe respostas mais inteligentes.
Pesquisas por voz
Talvez o maior ponto de mudança com a atualização Hummingbird tenha sido o sistema de busca por voz, onde o usuário consegue pesquisar naturalmente apenas gravando sua voz. Se você tem um e-commerce, certamente deve se beneficiar disso.
SEO
O SEO após a atualização Hummingbird nos trouxe novidades para produção de conteúdos mais acessíveis ao público. O buscador começou a se preocupar com a experiência do usuário, que no Marketing Digital é chamamda de UX (User Experience). Mas, simplificando, o SEO On-Page e o SEO Off Page passaram a focar em conteúdos para blogs e Guest Posts.
Como funcionou a atualização Hummingbird
A atualização Hummingbird funcionou como um update que tornou as buscas mais precisas, principalmente com a ferramenta de pesquisas por voz, bem como valorizou mais os conteúdos de blogs e sites, que além de serem vistos como mais relevantes ao público também ajudam a ter melhores posições no Google.
Desde então, as pesquisas conseguem, por exemplo, responder a perguntas do usuário, ler frases mais longas que ele digitar na caixa de busca ou falar no microfone. Nesse sentido, o algoritmo do Google passou a focar na intenção de consumidores e públicos diversos.
Como tornar seu site compatível com a atualização Hummingbird
Conhecer a atualização Hummingbird significa se adaptar às mudanças, benéficas por sinal. Contudo, é comum alguns sites não conseguirem acompanhar as novas regras do Google e ter suas páginas destacadas e até perderem o tráfego.
Por isso, é importante não apenas conhecer e como funciona, mas tornar seu site compatível com a atualização Hummingbird através do melhoramento no SEO. Não sabe por onde começar? Os 7 passos para você usar o Hummingbird são:
- Produza conteúdos bem construídos: estude como a atualização Hummingbird funciona quanto a ler as palavras-chave, sinônimos e contexto;
- Coloque informações completas, com palavras-chave de cauda longa e responda a perguntas do seu público;
- Entenda o comportamento do seu público no site com o Google Analytics e faça as mudanças;
- Faça SEO técnico;
- Use o Google Search Console;
- Inclua imagens e coloque Alt Tags nelas;
- Faça Guest Posts.
Se adaptar ao que o Google pede requer de você e sua equipe fazer ajustes no site, abandonar algumas práticas como aproveitar conteúdos e replicá-los com outras palavras, tal como aderir a novas práticas de SEO que descrevemos nos 7 passos acima.
Aproveite a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na atualização Hummingbird e os demais algoritmos do Google. Leia os conteúdos do Jornal do Marketing para te ajudar a otimizar o SEO, navegação e outras dúvidas.